Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
TRE lança aplicativo para`inibir pratica de ‘caixa 2’
Por Kamila Arruda/Diário de Cuiabá
09/09/2016 - 09:42

Foto: Ilustrativa

A fim de aumentar a fiscalização no que diz respeito a gastos na campanha eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) lançou ontem o aplicativo CAIXA 1. A ferramenta tem o objetivo de inibir a prática de caixa 2 por parte dos postulantes ao cargo de prefeito, vice e vereador no pleito de outubro deste ano. 

"Estamos lançando uma poderosa arma na mão da sociedade e do eleitor para nos ajudar a rastrear os recursos movimentados pelos candidatos no decorrer de suas campanhas. Checar se esses recursos estão em harmonia com o que foi declarado pelo candidato à Justiça Eleitoral", enfatizou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas. 

O aplicativo é semelhante ao já conhecido Pardal. Nele, o eleitor pode filmar, fotografar e/ou gravar áudios sobre gastos de campanhas dos candidatos e enviar à Justiça Eleitoral. Todos os dados encaminhados serão confrontados com o teor da prestação de contas. 

Se ficar comprovado que houve gasto que não está descrito na prestação de contas fornecida pelo candidato à Justiça Eleitoral, está configurado o Caixa 2, que poderá resultar na cassação do diploma ou do mandato. 

“Se o eleitor passa por um local e vê cabos eleitorais de determinado candidato fazendo panfletagem, ele pode filmar ou tirar foto dessa situação e encaminhar, via aplicativo, ao TRE. Não importa se o cidadão tem ou não percepção se o fato – objeto do envio-, está correto não. O TRE fará o cruzamento dessas informações com as que foram prestadas pelo candidato”, exemplificou. 

Na visão do Procurador eleitoral do Estado, Douglas Guilherme Fernandes, esta ferramenta, associada a outras medidas que estão sendo adotadas pelo Tribunal Eleitoral, irá garantir maior lisura no processo eleitoral. 

“O Ministério Público e a Justiça Eleitoral nunca estiveram tão preparados, como estão agora, para enfrentar as irregularidades que atingem os pleitos. Temos ferramentas das mais diversas espécies e temos a colaboração de diversos outros órgãos públicos, como o Tribunal de Contas da União e a Receita Federal. E agora, de forma pioneira, a Justiça Eleitoral insere o cidadão nesse papel fiscalizador, incentivando o controle social. Por isso, digo que fico bastante entusiasmado, com a certeza que essa ferramenta vai incentivar a população a fiscalizar e assim, teremos uma eleição mais justa e equilibrada. Parabenizo o Tribunal”, disse. 

O CAIXA 1 pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Google Play e está disponível para smartphones do sistema Android, bastando que o cidadão digite "TRE-MT". 

 

Carregando comentarios...

Polícia

Menor mata a pauladas a avó de 82 anos

08/09/2016 - 05:23
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,08

08/09/2016 - 04:49